Categorias
Dicas

Casa própria: o que eu preciso saber?

Tomar a decisão de sair da casa dos pais e ir atrás da casa própria é uma decisão e tanto. Mas, você já colocou no papel quais são os prós e contras dessa atitude? 
Vamos ajudar você nesse artigo!

Tomar a decisão de sair da casa dos pais e ir atrás da casa própria é uma decisão e tanto. Mas, você já colocou no papel quais são os prós e contras dessa atitude? 

Quando o assunto é ter seu próprio espaço, o primeiro passo é avaliar a sua situação financeira, ver a situação econômica do País e ainda analisar os prós e contras de comprar ou alugar um imóvel. 

Agora que você já encontrou os ônus e bônus de ter sua casa própria e decidiu investir no seu próprio espaço, temos algumas dicas para você colocar em prática! 

Comprando a casa própria

Chegou a hora de conquistar o seu sonho. Bora de dicas? 

#1 Tenha um planejamento financeiro 

Infelizmente, sem dinheiro não é possível fazer nada! Ao longo da sua busca por um imóvel, você vai ver que existirão diversos gastos, por isso é imprescindível um planejamento financeiro. 
Para isso, organize todos os gastos que você já tem, estruture suas próximas contas e é só aproveitar. 

Se você ainda tiver alguma dificuldade, basta buscar na internet algumas planilhas de gastos para que você organize as suas finanças. 

#2 Guarde pelo menos 20% do imóvel que você deseja adquirir

É possível encontrar casas ou apartamentos sem entrada ou com valores menores, mas a maioria vai te pedir 20% do valor total do imóvel. Por isso, é importante que você tenha esse valor guardado para que não exista problemas com o seu orçamento mensal. 

#3 Faça cotação das documentações 

Para comprar um imóvel não basta ter o valor da entrada e das parcelas. Você precisará investir em diversos documentos, como por exemplo, as escrituras. Geralmente, é necessário ativar esses documentos em cartório e pode ser um gasto inesperado no orçamento mensal. 

#4 Pesquise o bairro na hora de comprar o imóvel 

Existem bairros onde o custo de vida é mais baixo e outros mais caro. Por isso, faça uma pesquisa e veja se aquela região atende as suas expectativas e cabe no seu bolso!

#5 Parcelas do financiamento 

É importante você ter em mente que o financiamento é o resultado do valor da parcela, taxa de juros e o prazo de parcelamento. Por isso, nem sempre vale alongar o valor das parcelas por vários e vários anos.

Faça pelo menos duas ou três simulações de prazos e compare o valor final do imóvel. Dessa forma, ficará mais fácil entender qual fará mais sentido para seu momento.

Ainda tem dúvidas?
Tudo bem, clique aqui e fale com um dos nossos consultores especializados.
Eles vão orientar você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *